Curso O Mundo Islâmico aborda conceito Halal e direito islâmico
Na manhã desta quinta-feira (13), o curso “O Mundo Islâmico: oportunidades e desafios para a agropecuária no Brasil” apresentou os módulos III e IV da programação, que trataram dos temas “Normas e princípios do Direito Islâmico e sua relação com o sistema jurídico internacional” e “O conceito Halal: certificações e regulamentos para os setores de alimentos e bebidas”, respectivamente.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Salem Nasser, doutor em direito internacional pela USP e professor da FGV Direito em São Paulo. Nasser lembrou que o Direito Islâmico, a Sharia, decorre da vontade divina e cobre todos os campos da vida – fé e culto; delitos e penas; relações familiares, sociais e comerciais; relações internacionais e ética islâmica. Pensando no público-alvo do curso, apontou como o direito islâmico se aplica no comércio internacional com alguns exemplos, além de tirar dúvidas dos participantes.
A coordenadora de qualidade da FAMBRAS HALAL, Elaine Carvalho, foi a responsável por levar aos alunos o conhecimento sobre produtos Halal, o processo e benefícios da certificação e as normas internacionais do mercado Halal. O tema chamou bastante a atenção dos participantes por se tratar de um mercado que cresce exponencialmente. Elaine ressaltou que o Halal não é destinado apenas aos consumidores muçulmanos e que o mercado vem crescendo, principalmente, pela garantia de segurança dos alimentos. Após a palestra, muitos produtores demonstraram interesse em se aprofundar mais no assunto e em obter a certificação Halal.
O curso é realizado em parceria com a CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e da Academia Halal do Brasil.
Os próximos módulos do curso acontecerão nos dias 20 e 25 de agosto e seguem com o objetivo de preparar os produtores do agronegócio brasileiro para atuar no mercado islâmico.
Dia 20/08 às 9h
V – O comércio internacional de alimentos e produtos Halal: oportunidades e desafios para o setor agropecuário;
VI – A política comercial do agronegócio brasileiro para países islâmicos;
Dia 25/08 às 9h
VII- Banca Islâmica e as principais características das finanças islâmicas;
VIII – Fundos soberanos de países Islâmicos: investimentos diretos e financiamentos para o agronegócio no Brasil.