Muçulmanos, judeus e cristãos rezam juntos, na Catedral da Sé, em São Paulo

Representantes das religiões monoteístas, o Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o Sheikh Houssam AL Boustani e o Rabino Michel Schlesinger, lideraram no domingo, 07/09, na Catedral da Sé, no centro de São Paulo, um encontro inter-religioso que reuniu centenas de fieis para rezar pela paz no mundo e celebrar o aniversário de independência do Brasil.

O encontro teve como tema: “Em nome de Deus, juntos pela Paz: cristãos, judeus e muçulmanos”. Além da celebração na Sé, os presentes fizeram uma caminhada pelo centro da cidade, até o Páteo do Colégio, carregando uma grande faixa branca simbolizando a Paz entre as religiões.

Assinatura de Declaração Conjunta

No Páteo do Colégio, os líderes das três religiões assinaram uma declaração conjunta pela Paz (leia a carta), que repudia o uso do nome de Deus para quaisquer ato de violência.

“É um evento interessante para reafirmar nosso desejo (cristãos, muçulmanos e judeus), de buscar, conviver e promover a paz na sociedade. Também expressamos uma clara desaprovação do uso indevido da religião para promover a violência ou como instrumentalização ideológica, política em função de outros fins. A religião é pra promover a glória de Deus e a vida do homem, jamais a morte e a violência, a destruição, a guerra, portanto, em nome de Deus: Paz” disse Dom Odilo Pedro Scherer.

O rabino Michel Schlesinger disse que judeus e muçulmanos não são inimigos, e que as motivações dos conflitos são políticas, o rabino reiterou a importância da consolidação da paz.

“Eu penso que o silêncio é bom somente para os fanáticos. Religiosos moderados de todas as religiões devem fazer esforços para reiteradamente falar da paz, sobre o caminho do diálogo, da compreensão, do respeito, como aconteceu hoje. Judeus, Muçulmanos e cristãos nunca foram inimigos. Foi um dia importante e emocionante para a consolidação da paz que existe aqui no Brasil” declarou o rabino.

O Sheikh Houssam Al Boustani exaltou a importância do evento. “É uma iniciativa importante para o povo brasileiro. Vamos transmitir essa iniciativa para o oriente médio em qualquer zona de conflito. Precisamos viver e construir a paz. Com esse evento desmascaramos que os motivos dos conflitos sejam religiosos. Aqui, vimos lado a lado, líderes muçulmanos, cristãos e judeus juntos, falando a mesma linguagem. Queremos mostrar que os que usam as religiões para promover conflitos são falsos, e as religiões não tem nada há ver com isso”.

Ao final do evento todos os líderes religiosos presentes se aproximaram do Marco da Paz, localizado no Páteo do Colégio, e juntos posaram para fotos enquanto o sino era tocado, representando a paz entre as religiões.

 

meiopaz2

 

meiopaz1

 

meio4

Você pode gostar...