Sheikh Mohammed bin Rashid anuncia novo gabinete dos EAU
O Vice-presidente e Primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou na quarta-feira uma nova formação no governo.
Segundo ele, “Após consulta ao meu irmão Mohammed bin Zayed, a aprovação do Presidente e com a graça de Deus, declaramos a constituição de novos ministros”.
O Sheikh também anunciou que o Ministério da Educação será representado por três Ministros, contará uma Fundação para administrar as escolas e um Conselho Superior de Ensino, supervisionado através do Conselho dos Ministros.
A nova composição designa uma nova fase dos Emirados Árabes, que contempla o futuro, a juventude, a felicidade, melhorias na educação e na maneira de lidar com as mudanças climáticas para proteger o ambiente.
Ainda de acordo com o Sheikh Al Maktoum, importantes mudanças na estrutura do Governo Federal ocorrerão na Cúpula Mundial para os Governos, a ser realizada em Dubai.
Tais mudanças, aprovadas pelo Presidente dos Emirados Árabes Unidos Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, incluem a redução de número de ministérios através da anexação e alteração de seus títulos, e a atribuição da maior parte de seus serviços para o setor privado.
As mudanças também incluem a criação dos cargos de Ministro da felicidade e Ministro da Tolerância, além do estabelecimento de um parlamento bicameral, sendo uma câmara para os cientistas e a outra para os jovens dos Emirados. O Conselho de Juventude dos Emirados será gerenciado por uma jovem de 22 anos de idade.
A tarefa do Ministério da Felicidade é harmonizar todos os planos do Estado, programas e políticas para alcançar uma sociedade mais feliz.
A mulher dos Emirados Árabes na remodelação do governo
O novo Ministério terá uma representação feminina considerável em sua nova fase. A criação do Ministério da Felicidade é inédita em todos os países, e terá uma mulher à frente do cargo, a senhora Ohoud Al Rumi.
As novidades trazem também a nomeação da Sheikha Lubna Bent Khalid Al Qasimi como Ministra da Tolerância. Em 2004, a então representante do Ministério de Cooperação e desenvolvimento Internacional foi a primeira mulher a abrir as portas para cargos femininos em seu Ministério.
A Ministra da Juventude Shamma Al Mazroui, de 22 anos, é a Ministra mais jovem dos Emirados. Ela possui um mestrado pela Universidade de Oxford e bacharelado pela Universidade de Nova York. Além do Ministério, Shamma vai liderar o Conselho de Juventude, que irá representar as questões e sugestões dos jovens dentro do governo.
Confira abaixo a lista completa dos novos nomes dos Ministérios:
Lubna Bint Khalid Al Qasimi, Ministra da Tolerância
Najla Mohammed Al Awar, Ministra do Desenvolvimento das Comunidades
Dr. Thani Al Zeyoudy, Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente
Mohamed Al Bowardi, Ministro da Defesa
Jameela Salem Al Muhairi, Ministra da Educação
Dr. Ahmed Belhoul, Ministro do Ensino Superior
Ohood Al Roumi Ministra do Estado para a Felicidade
Noura Al Kaabi, Ministra do Conselho Nacional
Shamma Al Mazrui, Ministra da Juventude