Vice-presidente da FAMBRAS participa de debate sobre imigração
Nos dias de hoje, refletir sobre imigração é urgente e necessário. Esta certeza motivou o Colégio COC Sapiens a eleger o assunto como tema do VI COC Debate. O evento é organizado pelos alunos do terceiro ano do ensino médio
Na manhã desta terça-feira (6), os alunos do terceiro ano do ensino médio do colégio receberam alguns especialistas para tratar da questão da imigração e refúgio. Um dos convidados para compor a mesa do debate, foi o nosso vice-presidente, Ali El Zoghbi.
Compuseram a mesa também, a Professora Ana Lúcia Nemi (Unifesp); Professor Carlos Henrique Medeiros (Universidade São Judas Tadeu); Professora Nicóli Cardozo (professora de Português para imigrantes e refugiados); a Psicóloga e Psicanalista Camila Issa (PUC-SP) e Jean Katumba, da ONG África do Coração. O evento é organizado pelos alunos do terceiro ano do ensino médio, que estão se preparando para o vestibular. O debate teve início com vídeos de introdução ao assunto, seguido das apresentações de cada convidado, para que os alunos pudessem direcionar adequadamente as perguntas.
Ao ser questionado sobre os preconceitos, o prof. Ali respondeu que para acabar com esse problema, a educação é fundamental. A busca pelo conhecimento deve ser exercida para combater essas discriminações. Ele lembrou que o preconceito e o estereótipo que se tem do muçulmano, muitas vezes reforçado pelo discurso midiático. “Ser muçulmano é sinônimo de terrorista, violento. Somos os inimigos do momento, no entanto, é preciso desconstruir esta visão porque a desinformação nos torna presa fácil daqueles que querem disseminar o ódio e o preconceito”.
Ali e os demais convidados também responderam às questões sobre a nova lei da migração. “Essa lei é um grande avanço, devemos observar e analisar se vai ser adequada ao momento em que estamos vivendo agora. ” disse Zoghbi.
Tanto os convidados, quanto os alunos e professores se mostraram muito orgulhosos e satisfeitos com o debate, e ressaltaram a importância de eventos como esse para a causa dos refugiados.