Aberto em Brasília curso sobre o Islã para Diplomatas

Teve início hoje a tarde em Brasília, o curso MUNDO ISLÂMICO – SOCIEDADE | CULTURA | ESTADO. O embaixador Paulo Cordeiro, subsecretário-geral para África e Oriente Médio, em seu discurso de abertura destacou a experiência-piloto do curso, que certamente, segundo ele, produzirá frutos e permitirá um aprimoramento continuo dos funcionários do MRE e uma atualização dos diplomatas estrangeiros. Estiveram presentes ainda na abertura, no Instituto Rio Branco os embaixadores Carlos Martins Ceglia, Diretor do Departamento de Oriente Médio, Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, diretor do Instituto Rio Branco, além do Presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, Mohamed Hussein El Zoghbi.

A primeira aula foi ministrada pelo educador Ali Zoghbi, que durante duas horas fez uma recapitulação das origens do Islã, práticas religiosas, tradições protocolares e culturais do islamismo.

Na sequência, o professor Paulo Hilu, da Universidade Federal Fluminense, falou sobre as vertentes do islamismo e suas peculiaridades, bem como a diversidade de hábitos e de culturas no mundo islâmico. A tarde de aulas e palestras foi encerrada com um debate sobre os principais assuntos abordados.

 

O curso

Ao longo desta semana, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, está promovendo em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores – MRE, o curso voltado para mais de 60 alunos, entre funcionários de carreira do Itamaraty e diplomatas estrangeiros lotados em Brasília.

Amanhã estão previstas palestras do professor Mohamed Habib, da Unicamp, do professor Jamil Iskandar, da Unifesp, e uma nova apresentação do antropólogo Paulo Hilu. O curso vai até a próxima sexta-feira, com módulos diários de 5 horas de duração.

 

Você pode gostar...