Torneio de Recitação do Alcorão no Cairo reuniu pessoas de diversos países

Com o apoio da FAMBRAS e da instituição Al-Azhar Al-Sharif, jovens muçulmanos competem pelo reconhecimento “a voz mais bonita”

Acontece na cidade do Cairo, no Egito, o Campeonato de Recitação do Alcorão Sagrado, intitulado “Belas Vozes”. Trata-se de uma competição entre os estudantes estrangeiros e muçulmanos de várias partes do mundo que tem como promotores a Organização Mundial dos Graduados do Al-Azhar e a Revista Nour. A FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil patrocina o campeonato.

Os competidores estão sendo avaliados por uma votação popular que escolherá a melhor voz. O voto acontece por meio da interação com a publicação de vídeos do evento nas redes sociais. O votante deve digitar o nome do concorrente ou do país para identificar a voz mais bonita na sua opinião. O processo se inicia a partir da primeira postagem.

Os participantes precisam cumprir critérios rigorosos. A idade máxima permitida para o participante não deve exceder os 15 anos de idade, garantindo que os concorrentes sejam jovens e promissores. Além disso, para os estudantes estrangeiros, é necessário que sejam alunos da prestigiosa instituição Al-Azhar Al-Sharif. 

As eliminatórias ocorrem em duas etapas. A primeira eliminatória já aconteceu na primeira semana do Ramadan 2024-1445H. A segunda ainda está em curso. O encontro acontece nesse período do calendário islâmico devido à importância do mês sagrado para os muçulmanos.

O que é Al-Azhar?

Al-Azhar é uma renomada instituição islâmica de ensino superior localizada na capital egípcia. Fundada no século X, é uma das mais antigas universidades do mundo ainda em operação. É conhecida por sua ênfase na educação islâmica e na disseminação do conhecimento religioso e secular dentro da tradição sunita. 

A instituição ainda desempenha um papel significativo na formação de estudiosos islâmicos, bem como na emissão de pareceres religiosos (fatwas) sobre uma variedade de questões contemporâneas dentro do mundo muçulmano. Além disso, Al Azhar também é reconhecida internacionalmente como um centro de diálogo inter-religioso e intercultural.

Confira quem foram os competidores:

 

Você pode gostar...