Aulas sobre logística e rastreabilidade encerram o último dia do curso “O Mundo Islâmico”

Aconteceu hoje, 9 de setembro, o último dia da terceira edição do curso “O Mundo Islâmico” – uma realização da FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, e da CNA, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil. Ao longo de quatro encontros e um total de 12 aulas, 1200 pessoas marcaram presença para conhecer o mercado Halal e suas potencialidades.

O tema do quarto módulo foi “A Cadeia Logística e o processo de exportação para o Mundo Islâmico”. E os trabalhos se iniciaram com Tiago Pereira Lima, vice-presidente e diretor-executivo do Instituto Brasil Logística (IBL), que falou sobre “A cadeia logística, suas particularidades e adequações para a exportação aos países islâmicos.”

Lima explicou os desafios logísticos que o Brasil enfrenta, lembrando que a infraestrutura de transporte impacta diretamente na competitividade de um país. Pensando no mercado islâmico, ele defendeu que deve ser inserido no planejamento estratégico das transportadoras de cargas a aquisição do conhecimento necessário para atender os países islâmicos com suas particularidades. “Além disso, é preciso oferecer capacitação às lideranças para atender a todas as normas, certificar a armazenagem e aperfeiçoar a capacidade de segregação dos produtos e também investir em tecnologias para aprimorar a rastreabilidade dos produtos Halal.”

A segunda aula do dia reuniu Luiz Sérgio Mantovani, fundador do Grupo Satel – empresa de logística integrada, especializada em despachos aduaneiros, agenciamento, transporte, importação e exportação – e dois de seus colaboradores, Rogers Godoy Pontes e Bruno Duarte. Eles abordaram o tema “O gerenciamento do processo de exportação com excelência e segurança”.

Mantovani lembrou que, há mais de 30 anos, acompanha a exportação de produtos Halal. Lembrou que se trata de um serviço com controles rigorosos e que não pode ter falhas. O trio também deu exemplos de como acontece o gerenciamento do processo de exportação reforçando a importância da tecnologia no processo.

Quem fechou o curso foi Flavio Redi, CEO e co-founder da startup Ecotrace Solutions, empresa focada na digitalização da rastreabilidade. O tema da aula foi “Sistemas integrados de Certificação Halal e excelência na rastreabilidade como valor agregado aos produtos brasileiros.”

Redi explicou a importância da rastreabilidade pensando no consumidor 4.0 – que busca transparência, segurança e produtos éticos. “Ele está conectado em tempo integral, com acesso a redes sociais, aplicativos e plataformas. É mais crítico e informado, conhece seus direitos e tem amplo acesso à informação”, detalhou. “Consegue identificar a qualidade dos produtos adquiridos e sabe exatamente o que quer e o que não quer”.

Ao final das aulas e das sessões de perguntas, Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS, encerrou a terceira edição do curso “O Mundo Islâmico” agradecendo os organizadores, parceiros e todos os inscritos.

 

Você pode gostar...