Projeto “Distribuição de 100 toneladas de Tâmaras na República Federativa do Brasil e nos países vizinhos” é lançado em São Paulo

Com o apoio do Centro do Rei Salman para Assistência e Ajuda Humanitária da Arábia Saudita e execução da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi lançado na tarde de ontem (01) o projeto “Distribuição de 100 toneladas de Tâmaras na República Federativa no Brasil e nos países vizinhos” na cidade de São Paulo. Promover a solidariedade e proporcionar assistência alimentar a comunidades carentes são os objetivos da ação.

O primeiro evento aconteceu na Liga da Juventude Islâmica do Brasil (Mesquita do Pari), na região do Brás Ao todo, aproximadamente duas mil pessoas, entre adeptos da religião islâmica e refugiados que frequentam a região central, foram contempladas com a entrega dos pacotes de tâmaras, que ocorreu das 13h às 15h.

Uma das beneficiadas, a professora Junia Ribeiro, falou que o evento é bom para a promoção do assistencialismo e congregação das culturas. “Este projeto é muito valoroso, pois independentemente do que está sendo entregue e da quantidade, muitas pessoas já se sentem assistidas”. E concluiu dizendo que, “é um fruto muito importante para nós muçulmanos, que dá força e vigor, então fico feliz ao saber o quão grande é a ação”.

Para Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS, a distribuição traz um novo capítulo para as relações humanitárias e sociais entre o governo saudita e autoridades latinoamericanas. “Ao darmos início à execução deste grande projeto, mostramos para milhares de pessoas que a soma de esforços, a reunião de pessoas, faz a diferença naquela realidade, ainda mais se há uma necessidade por parte de quem está inserido naquele contexto”.

Além das localidades brasileiras que receberão o projeto, outros 12 países das Américas do Sul e Central vão ser beneficiados com a entrega das tâmaras. São eles Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Guiana, El Salvador e Guatemala. Diversas nações em outras partes do mundo são contemplados por este mesmo projeto da  entidade do Reino da Arábia Saudita.

“A distribuição de tâmaras acontece em vários países do mundo. É uma importante missão de caráter humanitário. Este é o primeiro projeto de distribuição de tâmaras no Brasil e América Latina”, explicou o Basheer Saleem Al Sharari, diretor do departamento de alimentos do Centro do Rei Salman, ao analisar a distribuição.

Durante o evento na Mesquita do Pari, quem também participou pela entidade saudita foi o Dr. Abdulaziz Abdulrahman Althumairi, diretor operacional, e pela Embaixada do Reino da Arábia Saudita no Brasil, o terceiro secretário, Sr. Suhail Al Ansari. Além de Ali Zoghbi, a FAMBRAS também esteve representada pelos diretores de projetos e relações institucionais, Delduque Martins, e de programas internacionais, Ahmed Khalaf.

Também participaram da ação, o presidente da Liga da Juventude Islâmica do Brasil, Shariff Neto, e membros da diretoria – uma participação essencial para o sucesso da ação – e Antonio Goulart, ex-deputado federal, e Rodrigo Goulart, vereador da cidade de São Paulo.

Sobre as tâmaras

De acordo com especialistas, as tâmaras são muito nutritivas. São ricas em minerais – ferro, potássio, zinco, fósforo, manganês, cálcio – além de vitaminas como a A, C e do complexo B. O consumo regular contribui para fortalecer o sistema imunológico, prevenir a anemia e doenças neurodegenerativas e para aliviar o estresse, entre muitos outros benefícios.

Do ponto de vista espiritual, a fruta simboliza a fé e a abundância. No livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, é tido como um alimento que alivia a dor. Numa famosa passagem, no capítulo chamado Maria, versículos 25-6, assim está escrito: “E move em tua direção o tronco da tamareira e ela fará cair sobre ti tâmaras maduras e frescas. Então come e bebe e seja confortada”. Essa foi a prescrição de Deus para a Virgem Maria no momento do nascimento de Jesus, para fazer com que o parto fosse fácil e confortável.

 

Você pode gostar...