FAMBRAS oferece jantar em homenagem à delegação de Omã

DSC_0977

Em evento realizado na noite desta quinta-feira, 30, em São Paulo, o Vice-presidente da FAMBRAS, professor Ali Hussein El Zoghbi parabenizou o governo do Sultanato de Omã pela realização de mostra cultural no Brasil

“O Sultanato de Omã merece toda a nossa atenção”. Foi com esta frase que o Vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, professor Ali Hussein El Zoghbi, iniciou seu discurso de homenagem aos membros do governo omani.

DSC_0939

O jantar, oferecido pela FAMBRAS e Câmara do Comércio Árabe Brasileira no restaurante Figueira Rubayat, foi realizado para celebrar a mostra Dias Culturais de Omã no Brasil e a presença do Secretário-geral do Ministério do Patrimônio e Cultura do Sultanato de Omã, príncipe Fatek Bin Fahar Bin Timor Al Said, que não pôde estar presente por motivos de saúde.

O príncipe Al Said foi representado pelo Subsecretário do Ministério do Patrimônio e Cultura do Sultanato de Omã, Sheikh Hamad Bin Hilal Al Mamari, que contou um pouco sobre as origens da cultura de seu país e prestou homenagens à FAMBRAS e à CCAB.

DSC_0994

Estiveram presentes também o embaixador de Omã Khalid Al Jaradi, Michel Alaby, Walid Yazigi e Rubens Hannun, membros da diretoria da CCAB, e diversas lideranças da comunidade árabe no Brasil. Autoridades religiosas, entre representantes muçulmanos, católicos ortodoxos e drusos, representaram a diversidade pacífica do povo omani. “Omã tem se destacado na revolução da educação e no exemplo de tolerância religiosa”, disse o Vice-presidente da Federação durante a homenagem, também ressaltando que este é um exemplo a ser seguido: “A cultura de um país é a base para atrair mais pessoas para conhecer uma nação e nada melhor do que uma exposição nas duas maiores cidades do Brasil para mostrar esse trabalho”.

 

Inauguração

Em parceria com o governo brasileiro, a mostra Dias Culturais de Omã no Brasil esteve em cartaz de 29 de julho a 02 de agosto no Shopping Eldorado, e estreia na próxima quarta-feira, 05, no shopping Rio Design Barra, zona oeste do Rio de Janeiro.

A cerimônia de abertura da mostra, que aconteceu na última quarta-feira no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, contou com apresentações de danças folclóricas, desfile de moda típica do país e uma encenação teatral retratando a cultura e a receptividade do povo de Omã.

Além das atrações, Rubens Hannun apresentou uma pesquisa, realizada pela H2R Pesquisas Avançadas, sobre como o povo brasileiro vê os países árabes e como convive, compreende e percebe os árabes e seus descendentes que vivem no Brasil.

741 brasileiros foram entrevistados, e a conclusão é que há uma profunda empatia e afeição pelos povos árabes no país, acompanhados de grande interesse por sua cultura e origens.

DSCN7010

Você pode gostar...