Diplomatas concluem em Brasília curso sobre o Mundo Islâmico

Evento realizado pela FAMBRAS teve mais de 60 participantes entre brasileiros e estrangeiros

No último dia do curso Mundo Islâmico – Sociedade | Cultura | Estado, as discussões foram centradas nos temas relacionados ao direito islâmico, mercado consumidor, conceito halal e questões comerciais financeiras e bancarias.

Na primeira aula do dia, os cerca de 60 alunos, tiveram a oportunidade de ouvir e discutir com o professor Salem Nasser, da FGV, as polêmicas questões relacionadas aos direitos humanos, aos direitos da mulher e das minorias étnico-religiosas.

O professor Luiz Nelson, doutor em economia, detalhou a seguir, as questões comerciais, financeiras e bancárias que envolvem o islã e as restrições religiosas em relação aos produtos destinados a população islâmica.

Coube ao presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, Mohamed Zoghbi, apresentar em sua palestra aos diplomatas, os conceitos do halal e a evolução da indústria brasileira para atender esse importante mercado mundial.

Encerrando o último módulo do curso, o vice-presidente de comércio exterior da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun, mostrou em detalhes o mercado consumidor islâmico e sua importância econômico-comercial.

A solenidade de encerramento do curso foi presidida pelo Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, subsecretário-geral para África e Oriente Médio, que enfatizou a importância da iniciativa da FAMBRAS em realizar pela primeira vez esse evento, tendo destacado a disposição do MRE em formar novas parcerias com a Federação para a realização de outras edições do curso, tendo inclusive, sugerido pela importância do tema, que o mesmo seja incluído na grade curricular do Instituto Rio Branco.

Na solenidade também estiveram presentes a maioria dos embaixadores do mundo islâmico, acreditados em Brasília, cabendo ao Embaixador da Delegação Especial da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil, saudar os participantes em nome de todas as embaixadas.

Em seu discurso final, o presidente da Federação Muçulmana, afirmou que “Todos saem daqui mais capacitados a formar um melhor juízo, a cerca das controvérsias que envolvem o islã”.

 

2 Luiz Nelson (Delta Economic Finance) (2)

1 foto mesa

1 certificado e medalha

Você pode gostar...