Presidente da FAMBRAS discute projetos com o Secretário-Geral da Liga Islâmica Mundial
O Presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Mohamed Hussein El Zoghbi, encontrou-se no início do mês de setembro, com o Secretário-Geral da Liga Islâmica Mundial, Dr. Abdullah Bin Abdul Mohsin Al-Turki, na Arábia Saudita, para discutirem novos projetos.
Durante a reunião, um dos principais temas, foi o Encontro Mundial Inter Religioso, que contará com a cooperação direta da Liga Islâmica Mundial. O evento, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2014, terá como sede a cidade de São Paulo.
Além do Encontro Inter Religioso, um projeto educacional que envolve estudantes muçulmanos do Brasil, também foi amplamente discutido entre os líderes, que visam uma ação para garantir a formação dos jovens acadêmicos, possibilitando a eles, oportunidades na Universidade Islâmica de Medina e outras instituições de renome internacional.
Outra questão abordada, foi a participação da Liga Islâmica, na implementação do Instituto do Mundo Árabe, que também terá São Paulo como palco.
Lacre eletrônico
O presidente da FAMBRAS aproveitou ainda, para apresentar ao Dr. Turki, o lacre eletrônico, produto desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Agricultura, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o Instituto de Tecnologia de Software e a Ceitec, que fabrica semicondutores.
O dispositivo permite que um container com carne possa ser liberado pelos órgãos fiscalizadores em até 1h30, a partir do momento em que chega ao porto, acelerando, assim, um processo que levava mais de 50 horas.
O lacre abriga um chip, que armazena informações como o tipo de carne, a data de processamento, registros da unidade produtora, dados do abate e relatório fiscal, garantindo o controle, a qualidade e a procedência da carne Halal.
Elisangela Schwantes